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2006/09/29

 

Sobre ARGs (ou um texto gigante cuja leitura vale a pena)

Bom pessoas, tinha escrito um texto bem legal antes... aí deu pau em tudo e perdi. Como sou legal e também não tenho nada pra fazer vou tentar dissertar sobre o assunto novamente.

O texto é grande mas vale a pena.

O que é ARG?
Alternative Reality Game, algo como jogo de realidade alternativa. ARGs são jogos que misturam ficção e realidade, normalmente trata-se de alguma caça ao tesouro ou desvendamento de algum grande mistério. Para isso os jogadores devem coletar pistas espalhadas em diversas mídias (sites de Internet promocionais, Orkut, YouTube, WikiPedia, PodCast, anúncios de televisão, rádio, jornal, telefones de empresas fantasmas, cartões postais misteriosos, pichações que aparecem do nada em lugares inusitados...). Normalmente duram bastante tempo (semanas, meses) e como se torna impossível para uma só pessoa desvendar tudo sozinha normalmente os jogadores trocam informações via Orkut ou blogs em geral.

Ta, e aí?
Meses atrás ao ler uma matéria da Super sobre o assunto eu profetizei que logo isso ia estar interagindo com a Publicidade. E não é que eu acertei? (Palmas! Garotas mostrem seus peitos! Fogos de artifício!). Recentemente eles foram usados em algumas ações por empresas estrangeiras e brasileiras também e os resultados foram muito positivos.
Aqui vou comentar sobre 3 ações que eu tenho um pouco de conhecimento: Lost Experience, Desafio L200 Outdoor, Una Passione Fiat (esse último que tomei conhecimento ontem e que me inspirou pra escrever esse texto).


Lost Experience
Lost, segundo a revista Time, revolucionou a televisão pois a TV mudou e a maioria dos programas criados não é criado de acordo com essas mudanças. Lost utiliza-se das diversas tecnologias que antes não existiam (iTunes, coletâneas de DVDs, gravadores...) para criar laços maiores entre os fãs e a série. O público espectador de Lost é diferenciado e pode ser dividido da seguinte maneira: 1% de fãs superfissurados que baixam os episódios antes mesmo deles serem lançados, criam sites, teorias diversas, comentam... Esses super fãs suprem a rede com informações demasiadas sobre a série que alimentam uma outra parcela de fãs mais normais (10%) que dizem amaaarrrr Lost. Esses 10% são os responsáveis por propagandear a série pros 90% restantes, o fazem ao conversar com seus amigos e contarem empolgados sobre a “melhor série de todos os tempos”.
O texto completo traduzido que saiu na revista Time pode ser encontrado em http://www.dudewearelost.blogspot.com/.

Ta e aí?
Aí que os produtores de Lost criaram um ARG para saciar a curiosidade de seus super fãs (1% da fatia) enquanto aguardavam o inicio da 3ª temporada. Esse ARG, Lost Experience durou 3 meses e acabou essa semana. Nele foram revelados mistérios não explorados na série e que para o espectador que não acompanha religiosamente não farão falta, mas que adicionam informações interessantes aos mais devotos.
O Lost Experience foi uma grande sacada que possibilitou a série continuar em alta mesmo no período “entre-temporadas”.
O desenrolar do jogo se deu através de diversos sites e blogs. O site inicial foi atualizado agora com o fim do jogo, indicando que em breve pode haver mais (no próximo período “entre-temporadas”, quem sabe). Confira: http://www.thehansofoundation.org/ (clique na palavra humanity no final do terceiro parágrafo). Os mistérios revelados no Lost Experience podem ser conferidos no http://www.dudewearelost.blogspot.com/ ou procurando-se por Dharma Orientation no YouTube.


Desafio L200 Outdoor
“5 Mitsubishi L200 foram escondidas pelo Brasil. Quem achar, leva”. (não era bem esse o slogan mas é essa a idéia). Campanha criada pela Agência África muito bacana. Consistia em algumas etapas, onde primeiramente você deveria se classificar ao responder perguntas no site, depois os classificados participavam de provas durante os finais de semana e na etapa final foi feito uma espécie de teste de conhecimento ou Raly (não tenho certeza). Mas durante todas as etapas os jogadores tinham que buscar pistas sobre vários fatos. A campanha acabou e você pode saber o nome dos felizardos ganhadores em http://www.desafiol200outdoor.com.br/.

(sem imagem porque o blogger não tá fazendo a porra do upload!)
Una Passione Fiat
Ao ver o comercial do Una Passione ontem na MTV me inspirei pra fazer esse texto já que ela confirma minha tese de que ARGs são uma boa pedida em campanhas diferenciadas. Como está começando agora não vou falar nada sobre ele além do site. Quem sabe após ler isso alguém se interessa e resolva ajudar a encontras as peças da escultura. Site: http://www.unapassione.com.br/



Mais informação:
http://www.google.com.br/
http://www.orkut.com.br/
http://www.wikipedia.com/
(hehehe)


Comments:
bee!!!!
que legal q vc é um brasileiro e escreveu esse texto...palmas para o cleber...e mulher levantem suas blusas e mostrem seus peitos!!!!
uhaiahuiahuiahiauhuihauihaiahuai
mas falando sobre o texto...muito massa isso!!!!
formas diferentes de fazer publicidade!!!!sim amigos....um dia dominaremos o mundo com isso!!!!
uihauiahuiahuiahuihiauhauihaui
 
Bueno..já que o Cleber tanto insistiu pra eu comentar o texto dele para "movimentar o blog um poco" aí vai então:

Não quero também, fazer um texto tão longo como o dele, mas sim, fazer um texto que valha a pena ler, como o texto que ele escreveu. tá..chega de puxa saquismo..hehe..

Acho interessante essa pareceria entre os ARGs e a publicidade. Seguindo a proposta de mídia alternativa, os ARGs se utilizam de um fator muito importante para quem quer trabalhar com publicidade: a interatividade. Mas uma interatividade consciente, diferente daquelas tipo "promoção portas abertas da Renault" onde você está almoçando tranquilamente com sua família, quando de repente enrtam umas locas gostosas debruçando-se sobre a mesa em que você está largando um folder com uma chave que certamente nõ irá fazer o carro funcionar.

Os ARGs, acredito que são uma tendência para a publicidade, utilizando não só a interatividade para com o público mas também para com as mídias, podendo utilizar do meio internet, televisão, outdoor, mídia impressa e ourtos..

Acho que é isso. Cansei de escrever.
 
Q cocô
 
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